BIBLIOTECA AUXILIUM - INSA

A Biblioteca AUXILIUM, por meio da Bibliotecária Sheila, visa fornecer suporte informacional às atividades de ensino e pesquisa do INSA-SP, com o objetivo de incentivar a leitura e a busca de informação essencial para o processo de aprendizado contínuo dos alunos. E reconhecendo que somente a biblioteca tradicional não atende às atuais demandas informacionais, prioriza o uso de tecnologias de informação que possibilitem o acesso a fontes de dados com rapidez e eficiência independente dos limites de espaço e tempo.





sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Autor de "O Apanhador no Campo de Centeio" morre aos 91 anos



O escritor J. D. Salinger, autor do famoso clássico “O Apanhador no Campo de Centeio”, morreu aos 91 anos de causas naturais em sua casa, segundo informou seu representante literário à agência de notícias Associated Press.

Publicado em 1951, “O Apanhador no Campo de Centeio”, que traz o rebelde protagonista Holden Caulfield, se tornou a obra mais famosa de Salinger. O autor frequentemente trabalhava com o tema da juventude precoce em seus contos da família Glass, bem como no livro "Franny e Zooey".

Salinger publicou sua última obra em 1965. Desde então, ele vivia em total isolamento, e se recusava a dar entrevistas e aparecer em qualquer mídia. Porém, em junho de 2009 seu nome foi visto em matérias.

O caso é que Salinger processou o escritor sueco Fredrik Colting após este publicar "60 Years Later: Coming Through the Rye" (“60 Anos Depois: Deixando os Campos de Centeio”, em tradução livre). O livro seria como uma continuação da obra original - não-autorizada pelo autor -. A justiça acabou ficando do lado de Salinger e classificou o trabalho de Colting como “medíocre”.

Procure, na Biblioteca, livros do autor.

Infantil 2 e Infantil 3 - Início das aulas

No dia 28/01 teve início as aulas da Educação Infantil (Infantil 2 e Infantil 3).

As crianças, vestidas como "turistas"conheceram toda a escola.

"Visitaram" cada departamento.

Vejam as fotos:











 

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A casa - Vinícius de Moraes (Projeto "Ler é preciso")

A contribuição de Vinícius de Moraes às artes e cultura, foi imensa.

Vejam uma de suas poesias dedicadas às crianças.

A animação é bem interessante e foi encontrada na internet.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PROJETO - "LER É PRECISO" (VINÍCIUS DE MORAES)

Dando início ao projeto "LER É PRECISO", direcionado ao Ensino Fundamental II e Médio e que terá como figura central o poeta Vinícius de Moraes (1913-1980), foram  distribuídos no "palquinho", sala de estudos e biblioteca:

* Sonetos
* Poesias
* Poesias para crianças
* Canções
* Biografia

Postamos algumas fotos da exposição:







terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SEJAM BEM VINDOS





Estamos de volta para mais uma caminhada.

Que bom!

Façamos tudo a fim de que o ano de 2010, seja de paz, amor, carinho e muito conhecimento.

Se agirmos assim estaremos trazendo para o nosso convívio escolar a lição do grande educador Paulo Freire , quando diz :

"A escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Numa escola assim, vai ser fácil estudar, aprender, crescer, educar-se e ser feliz."


Beijo grande
 
Josi - Biblioteca
 
 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

NOVA AQUISIÇÃO

Em entrevista ao Entertainment Weekly, a autora dos livros de Crepúsculo, Stephenie Meyer, falou da possibilidade de escrever mais volumes da série - ideia que ela parecia ter aposentado desde que vazou Amanhecer antes da publicação.

"Não posso dizer que minha experiência com Crepúsculo terminou para sempre. Não estou trabalhando em nada relacionado à saga no momento, nem nos próximos meses. Mas ainda existe a possibilidade de voltar e fechar algumas portas que permaneceram abertas", disse.

Por enquanto, a quadrilogia segue sendo adaptada ao cinema. O terceiro filme, Eclipse, estreia em 20 de junho, com direção de David Slade.

Enquanto isso Stephenie Meyer, lamçou seu novo livro: A Hospedeira, que já está disponível na Biblioteca.

Leia sinopse:


Melanie Stryder se recusa a desaparecer. Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo.


Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente.

Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ATITUDE

Planeta Sustentável no Parque, em janeiro!


Se você quer contar sobre suas experiências em sustentabilidade e conhecer o que outras pessoas andam fazendo pelo planeta, não pode perder a terceira edição do Planeta Sustentável no Parque do Ibirapuera, que acontecerá de 22 a 25 de janeiro, em São Paulo. A abertura do evento será celebrada por show do grupo “Pequeno Cidadão”, dos músicos Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Quem Quiser Que Conte Outra - Os Irmãos Grimm

Aproveitem as férias!!!

Até 28 de fevereiro, o SESC Santana abriga a mostra interativa Quem Quiser Que Conte Outra - Os Irmãos Grimm. Voltada para crianças e adultos, a exposição tem como objetivo mostrar a importância dos contos de fadas e da tradição oral. Com projeto cenográfico de Aby Cohen e Lee Dawkins, o evento ocupa vários espaços da unidade e destaca, principalmente, os contos mais populares como A Gata Borralheira, A Bela Adormecida, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, O Pequeno Polegar, João e Maria, entre outros.


A mostra traz alguns ícones retirados das histórias mais famosas dos Irmãos Grimm, como a Floresta, elemento presente em quase todos os contos. Com o objetivo de utilizar materiais que possam ser doados ou reaproveitados posteriormente, os cenógrafos construíram a maioria das peças em papelão, arame e estruturas modulares em alumínio de alta resistência.

Foto: Divulgação




Local: Sesc Santana (INFORMAÇÕES)

Preço(s): Grátis.

Data(s): Até 28 de fevereiro de 2010.

Horário(s): Terça a sexta, 8h às 21h30; sábado, 10h às 21h30; domingo e feriado, 10h às 20h.

Postagem sugerida por Ricardo /  Informática

Estreia hoje nos cinemas 'Onde Vivem os Monstros'



É para esquecer a bronca que o deixou de castigo no quarto sem jantar que o garoto Max se refugia em uma terra habitada por criaturas enormes e peludas, e se proclama rei. O filme "Onde Vivem os Monstros", que estreia hoje (15/01) nos cinemas do País, remete a um destino fantástico, sem regras, e lembra adultos dos perigos do universo infantil quando a maturidade o invade.

Apesar da fofura dos personagens (o filme não usa animação, mas atores vestidos em grandes trajes de bonecos), que lembram adoráveis bichos de pelúcia, as relações entre monstros mostra-se tão árdua quanto as do mundo real. O diretor norte-americano Spike Jonze partiu da história lúdica de um livro infantil para criar um longa perturbador, principalmente para adultos.

Recebido com festa por então inofensivos monstros, Max logo se autoproclama rei. Uma boa bagunça parece a solução perfeita para esquecer os problemas de casa, e o garoto se vê feliz e seguro com os novos melhores amigos. Confiante e imponente com sua coroa dourada por cima da fantasia de lobo, Max usa seus poderes de rei para prometer felicidade, e convence os grandes súditos a construir uma fortaleza para proteger o reino de invasores.

Mas quando alguém se machuca e põe fim às brincadeiras, o garoto aprende que até os monstros têm neuroses e fraquezas. Assim como no complicado mundo dos adultos, as criaturas sofrem com insegurança, medo, desconfiança. As juras de amizade se perdem em acusações. Questionam: E se Max não for rei de verdade?.

Amedrontado por agora terríveis monstros, Max precisa demonstrar segurança e dizer, sem ter certeza, que tudo terminará bem, sob o risco de ser devorado pelas criaturas. Nessa hora, então, bate saudade do lugar acolhedor onde pode ser apenas criança. Hora de voltar para casa.

As informações são do Jornal da Tarde.


Temos na Biblioteca infantil, o livro: Onde vivem os monstros,  escrito e ilustrado por Maurice Sendak, que inspirou o filme:




quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Integral - Volta às aulas (11/01/2010)

O Integral destina-se a alunos da Educação Infantil ao 5º ano que necessitam permanecer na escola por um horário mais longo. Nessa modalidade são oferecidas atividades pedagógicas e esportivo-culturais.

O trabalho realizado se configura através de uma rotina estruturada de atividades de estimulação das habilidades psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas, incluindo a aquisição de bons hábitos alimentares e higiênicos.

Dentre as atividades propostas está a promoção da leitura e o contato com os livros.

Acompanhe um momento dedicado à leitura, coordenado pela Professora Quézia, com a turma do Integral.


Integral - 2010


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Receita de Ano Novo - Carlos Drummond de Andrade




Para você ganhar belíssimo Ano Novo

cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,

Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido

(mal vivido talvez ou sem sentido)

para você ganhar um ano

não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,

mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;

novo até no coração das coisas menos percebidas

(a começar pelo seu interior)

novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,

mas com ele se come, se passeia,

se ama, se compreende, se trabalha,

você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,

não precisa expedir nem receber mensagens

(planta recebe mensagens? passa telegramas?)


Não precisa fazer lista de boas intenções

para arquivá-las na gaveta.

Não precisa chorar arrependido

pelas besteiras consumidas

nem parvamente acreditar

que por decreto de esperança

a partir de janeiro as coisas mudem

e seja tudo claridade, recompensa,

justiça entre os homens e as nações,

liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,

direitos respeitados, começando

pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.


Que o "Novo Ano" traga-lhes Paz, Saúde, e muita Felicidade...

Que o desejo de aprender, de conhecer, de ler...rs...esteja presente nos próximos 12 meses...

Aproveitem as férias!!!