BIBLIOTECA AUXILIUM - INSA

A Biblioteca AUXILIUM, por meio da Bibliotecária Sheila, visa fornecer suporte informacional às atividades de ensino e pesquisa do INSA-SP, com o objetivo de incentivar a leitura e a busca de informação essencial para o processo de aprendizado contínuo dos alunos. E reconhecendo que somente a biblioteca tradicional não atende às atuais demandas informacionais, prioriza o uso de tecnologias de informação que possibilitem o acesso a fontes de dados com rapidez e eficiência independente dos limites de espaço e tempo.





quarta-feira, 31 de março de 2010

Integral - "Quando ouço música, eu sinto..."

As crianças do Integral receberam a proposta de ouvir músicas variadas, de diferentes ritmos e ilustrar no papel o que sentiam...

Vejam esse momento:



Ballet ... Jazz ... Arte

"A arte não reproduz o que vemos. Ela nos faz ver." Paul Klee

A Biblioteca Auxilium apresenta momentos, das aulas de Ballet, ministradas pela Professora Ana Carolina.

Juntamente com a suas considerações acerca dessa tão bela arte...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Dia 22/3 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

NO DIA 22/3, COMEMOROU-SE, EM TODO O MUNDO, O DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

A BIBLIOTECA AUXILIUM SELECIONOU ALGUNS VÍDEOS QUE TRATAM DO ASSUNTO E QUE NOS CONVIDAM A PENSAR SOBRE A PRESERVAÇÃO DESSE LÍQUIDO TÃO PRECIOSO...









quarta-feira, 24 de março de 2010

HORA DO CONTO - INTEGRAL - Biblioteca Infantil (24/03)

A Professora Jaqueline, do Integral, esteve na Biblioteca Infantil, no dia 24/03, para a HORA DO CONTO...








segunda-feira, 22 de março de 2010

Aulas de música - Ed. Infantil e Fundamental



A partir desse ano os alunos da Ed. Infantil e 1ºs anos do Ensino Fundamental passaram a ter aulas de música. A professora responsável por esses encontros é Ana Carla Esteves.

Consideramos esse contato das crianças com a música muito benefíco e edificante, pois "a música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos", como nos explica Sonia Regina Albano de Lima, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical, (ABEM) e diretora dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Música e Educação Musical da FMCG (Faculdade de Música Carlos Gomes).

O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. "Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras", completa.

Registramos alguns momentos experimentados pelas crianças, durante as aulas de música. (Clique nas imagens para ampliar)


sexta-feira, 12 de março de 2010

DIA NACIONAL DA POESIA - 14/03

A palavra "poesia" tem origem grega e significa "criação". É definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.


Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Hoje, os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico.

As linhas de um poema são os versos. O conjunto desses versos chama-se "estrofe". Os versos podem rimar entre si e obedecer à determinada métrica, que é a contagem das sílabas poéticas de um verso. Os versos mais tradicionais são as redondilhas; a redondilha menor tem cinco sílabas, e a maior com sete; os versos decassílabos, dez; os alexandrinos, doze.


A rima é um recurso que confere musicalidade aos versos, baseando-se na semelhança sonora das palavras do final ou, às vezes, do interior dos versos. Rima, ritmo e métrica são características especiais de um poema e que podem variar, dependendo do movimento literário da época.

No Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os índios.

Depois, surgiram outras formas de poesia, como o barroco (1601-1768), o arcadismo (1768-1836), o romantismo (1836-1870), o parnasianismo (1880-1893), o simbolismo (1893-1902), o pré- modernismo (1902-1922), o Modernismo (1922-1962), até a forma de hoje.


O Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça. Há outros nomes importantes da poesia brasileira: Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros.


Fonte: http://www.paulinas.org.br/

segunda-feira, 8 de março de 2010

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL


A UNESCO reuniu 32 instituições mundiais e criou uma plataforma gratuita de internet que reúne documentos de bibliotecas e arquivos de todo o mundo. O projeto, que foi desenvolvido por uma equipe da biblioteca do congresso norte-americano, tem com objetivo aprofundar a singularidade das diferentes culturas num único projeto global, que está acessível em português.

http://www.wdl.org/pt

Depois basta clicar num dos continentes pretendidos. Se escolhermos, por exemplo, a América Latina e procurarmos Brasil, vemos que os técnicos da UNESCO mostram mapas e gravuras muito antigas com datas que vão desde 1500 até quase 1900.

Esta é uma biblioteca gratuita, disponível para os usuários que queiram ter acesso a mapas, manuscritos, partituras, gravações, filmes, gravuras e imagens de fotografia e pintura dos cinco continentes.

quarta-feira, 3 de março de 2010

MARCADOR DE PÁGINAS - CORAÇÃO (ORIGAMI)

Para marcar as páginas dos livros que você está lendo, recomendamos um marcador de páginas.

Você pode solicitar na Biblioteca, dentre os vários modelos que temos disponíveis (cortesias das editoras), ou construir o seu próprio marcador.

Vai aí uma sugestão:






TANGRAM - Quebra-cabeças divertido para todos!

O Tangram

Acredito que todos já conhecem e se utilizaram do Tangram em sala de aula...


O Tangram é um quebra-cabeças que pode ser divertido para toda a família. Não requer grande habilidade, mas sim paciência, tempo e imaginação!!



Este quebra-cabeças é formado por 7 peças:


2 triângulos grandes

1 triângulo médio                                                                                                  

2 triângulos pequenos

1 quadrado

1 paralelogramo


É bastante simples a sua construção, apenas necessita de:

uma folha

uma tesoura                                          

um lápis

uma régua

Com o Tangram você poderá montar figuras diferentes sem sobrepor nunhuma das peças.


Aqui deixamos alguns exemplos...



                   
           
                 Você, também, poderá utilizar o TANGRAM VIRTUAL para construir figuras.


                  DIVIRTA-SE!!!