BIBLIOTECA AUXILIUM - INSA

A Biblioteca AUXILIUM, por meio da Bibliotecária Sheila, visa fornecer suporte informacional às atividades de ensino e pesquisa do INSA-SP, com o objetivo de incentivar a leitura e a busca de informação essencial para o processo de aprendizado contínuo dos alunos. E reconhecendo que somente a biblioteca tradicional não atende às atuais demandas informacionais, prioriza o uso de tecnologias de informação que possibilitem o acesso a fontes de dados com rapidez e eficiência independente dos limites de espaço e tempo.





sábado, 25 de dezembro de 2010

Oração de Final de Ano


Senhor, nesta Noite Santa,

depositamos diante de Tua manjedoura

todos os sonhos, todas as lágrimas e

esperanças contidos em nossos corações.


Pedimos por aqueles que choram

sem ter quem lhes enxugue uma lágrima.

Por aqueles que gemem

sem ter quem escute seu clamor.


Suplicamos por aqueles que Te buscam

sem saber ao certo onde Te encontrar.


Para tantos que gritam paz,

quando nada mais podem gritar.



Abençoa, Jesus-Menino,

cada pessoa do planetaTerra,

colocando em seu coração um pouco

da luz eterna que vieste acender

na noite escura de nossa fé.

Fica conosco, Senhor!

Assim seja!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

DIA DA FAMÍLIA - 08/12


Todo mundo sabe da importância que nossos pais, irmãos, avós, tios, primos e outros parentes tem em nossas vidas. Juntos eles formam a nossa família, e hoje é o dia em que se comemora essa importante instituição!
 
A família é o primeiro grupo a que pertencemos, é a primeira sociedade em que somos incluídos. É a partir dela que adotamos nossos padrões e que formamos nossa identidade.

Apesar disso, os modelos de família mudaram bastante ao longo do tempo. Na Idade Média, as famílias eram extensas e as crianças de sete anos já eram tratadas como adultos: as meninas aprendiam os afazeres domésticos e os meninos, algum ofício profissional. A função da família era assegurar a transmissão da vida, dos bens e dos nomes, o que não implicava naturalmente em educação e envolvimento afetivo.

No Brasil, na época da colonização também não era diferente. A família era extensa e os casamentos eram arranjados conforme interesses. O papel de cada membro da família era diferente do que é hoje.

O pai, antigamente, tinha três funções: cuidar de sua mulher, governar os criados e cuidar para que os filhos multipliquem os bens conseguidos.

Acredita-se que o cerne da família como conhecemos hoje, tenha nascido a partir do amor romântico cultivado na Europa no século XVIII. Com o fortalecimento da burguesia, a família foi distanciada da sociedade e os padrões de intimidade foram estabelecidos.

Aos criados foram reservados cômodos separados e iniciou-se uma maior preocupação com a formação pessoal, moral e espiritual da criança. Uma nova afetividade passou a carerizar a família moderna. Surge então a família nuclear burguesa.

Apesar de esse ainda ser o padrão atual, podemos perceber algumas mudanças. Nem sempre os homens sustentam a casa, a mulher não ser restringe mais às tarefas domésticas, que agora são partilhadas por muitos homens.

Também é comum vermos crianças apenas com o pai ou com a mãe e isso deixou de ser um grande problema, como era visto no começo do século.

Uma das mais recentes tendências da família talvez seja a formação de casais homossexuais, que lutam pelo reconhecimento da união civil e pela adoção de crianças.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dezembro/dia-da-familia-2.php

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Café com cordel - 4º ano Fund. I

Depois de produzido o livreto é hora de apresentar aos pais, amigos e familiares o resultado.








Produção do Livreto de Literatura de cordel - 4º Ano Fund. I

Os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, orientados pela professora Sandra, produziram um livreto de literatura de cordel, baseado em clássicos infantis, tais como: Patinho feio, os três porquinhos, branca de neve e os sete anões, entre outros.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Textos preferidos - 1º ano Fund I

A prof. Delaide do 1º ano do Ensino Fundamental I, pediu paca cada aluno escolher um pequeno texto: parlenda, advinha, trava-língua, cantiga, poema. Desses textos foi montado o caderno de texto preferidos do 1º ano com ilustrações dos alunos. Posteriormente doado pelos alunos à sala de leitura do INSA/SP.